Síndromes de predisposição ao câncer hereditário
Detalharemos aqui as principais síndromes associadas a câncer de mama, seus critérios diagnósticos e o risco de desenvolver câncer de mama em cada uma delas.
Síndrome HBOC
(BRCA1 e BRCA2)
É caracterizada por uma aumento do risco do câncer de mama feminino e masculino, câncer de ovário, câncer de próstata, câncer de pâncreas e melanoma.
Síndrome de Li-Fraumeni
A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é de de caráter autossômico dominante, associada a um alto risco para um espectro diversificado de tumores, começando ainda na infância.
Síndrome de Cowden
A Síndrome de Cowden
é caracterizada por uma aumento
do risco de tumores benignos (hamartomas) e malignos da mama, tireóide, endométrio (útero), colorretal, rim e pele (melanoma)
Síndrome de câncer gástrico difuso hereditário
É uma doença hereditária em que se tem o risco de desenvolver uma forma de câncer gástrico, conhecido como câncer gástrico difuso e câncer de mama lobular.
Síndrome de Peutz-Jeghers
É uma síndrome autossômica dominante caracterizada pela associação de polipose gastrointestinal, pigmentação mucocutânea e ainda predisposição ao câncer.
Gene ATM e o câncer de mama
Mulheres que possuem mutações patogênicas ou provavelmente patogênicas em uma das cópias do gene ATM, ou seja heterozigotas, possuem um maior risco para o desenvolvimento de câncer de mama.
Gene CHEK2 e o câncer de mama
Mulheres que possuem mutações patogênicas ou provavelmente patogênicas em uma das cópias do gene CHEK2, ou seja heterozigotas, possuem um maior risco para o desenvolvimento de câncer de mama.
Gene PALB2 e o câncer de mama
Mutações patogênicas ou provavelmente patogênicas no gene PALB2 estão associadas com aumento do risco de câncer de mama e o risco aumenta de acordo com o número de parentes afetados.
Neurofibromatose tipo I
É caracterizada pelo desenvolvimento de várias manchas café com leite, sardas axilares e inguinais; tumores benignos de nervos na bainha dos nervos periféricos (neurofibromas) hamartomas na íris e nódulos na coróide.