top of page

Gene CHEK2 e o câncer de mama

O gene CHEK2 desempenha um papel central no reparo de quebras de fita dupla do DNA codificando uma proteína que atua como supressora tumoral de tumor e que está envolvida no reparo de quebras de dupla fita do DNA.

Mulheres que possuem mutações patogênicas ou provavelmente patogênicas em uma das cópias do gene CHEK2, ou seja heterozigotas, possuem um maior risco para o desenvolvimento de câncer de mama. É uma condição herdada de forma autossômica dominante, sendo assim, tem um risco de 50% de ser passada para os filhos.

O risco cumulativo de câncer de mama ao longo da vida de mulheres com mutações em CHEK2 e história familiar de câncer de mama é estimado entre 28% a 37%.

Não há dados sobre o benefício de mastectomia redutora de risco para mulheres portadoras de mutações patogênicas em CHEK2, mas pode ser considerada com base na história familiar.

Mutações patogênicas em CHEK2 podem também estar associadas a um risco maior de desenvolvimento de câncer colorretal.

Mutações no gene CHEK2 são herdadas de forma autossômica dominante, ou seja, as pessoas com mutação em uma das cópias do CHEK2, possuem um risco de 50% de passar a mutação para os filhos.

REFERÊNCIAS:

 

CYBULSKI, Cezary et al. Risk of Breast Cancer in Women With a CHEK2 Mutation With and Without a Family History of Breast Cancer. Journal of Clinical Oncology. Toronto, 2011, p. 3747-3752. Disponível em: https://ascopubs.org/doi/10.1200/JCO.2010.34.0778

 

NATIONAL COMPREHENSIVE CANCER NETWORK. Genetic/Familial High-Risk Assessment: Breast, Ovarian, and Pancreatic Version 1.2022.  NCCN®. [S.l.], 2021. n p. Disponível em: https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/genetics_bop.pdf.

 

TOSS, Angela et al. Clinicopathologic Profile of Breast Cancer in Germline ATM and CHEK2 Mutation Carriers. Genes. Modena, Itália, 2021, p. 1-14. Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4425/12/5/616/htm
 

bottom of page